Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

DICAS PARA TORNAR A AMAMENTAÇÃO MAIS PRAZEROSA E TRANQUILA

06/01/2016



A amamentação é de fundamental importância para a saúde do bebê, além disso é um momento especial para a mamãe e para o bebê. Saiba como tornar a amamentação mais prazerosa e tranquila.

1. Nos primeiros meses o bebê ainda não tem um horário para mamar. Dê o peito ao seu filho sempre que ele quiser. Com o passar do tempo ele vai fazendo seu horário de mamadas.

2. Com os cuidados necessários a amamentação não machuca o peito e fica mais fácil para o bebê retirar o leite.

3. A melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe e o bebê sentem-se mais confortáveis.

4. Não deve haver pressa. O bebê deve sentir o prazer e o conforto do contato com o corpo da mãe.

5. O bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres.

6. A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Somente colocar o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca.

7. Quando o bebê pega bem o peito, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola (parte escura em volta do mamilo) na parte de cima da boca do que na parte de baixo.

8. Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, deixe-o mamar até que fique satisfeito.

9. Espere que ele esvazie bem uma mama e então ofereça a outra, se ele quiser.

10. O leite do fim da mamada tem mais gordura e por isso mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.

11. Na primeira mama o bebê suga com mais força porque está com mais fome, assim esvazia melhor a mama. Por isso, sempre comece com a mama que terminou a mamada anterior para que o bebê esvazie bem as duas mamas, o que é importante para a mãe ter bastante leite.

12. Quando o bebê não solta o peito após mamar, você pode ajuda-lo colocando o dedo mindinho no canto da mesa, entre as gengivas, para que ele solte o mamilo, sem machuca-lo.

13. Depois da mamada, coloque o bebê em pé, encostado no seu ombro para que ele possa arrotar.

14. Não há necessidade de usar mamadeiras e chupetas, que podem mudar a forma como a criança mama. Muitos bebês passam a não querer mais mamar no peito, além disso, podem causar doenças, problemas na dentição e na fala.

15. Para a saúde do bebê, a mãe não deve ingerir bebidas alcoólicas e cigarro. Os remédios que a mãe toma também podem passar para a criança, por isso só devem tomar medicamentos com orientação médica. Consulte lista de medicamentos.
 

Fonte: Ministério da Saúde.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web