Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Puberdade precoce

06/12/2023

Puberdade é a fase da vida da criança em que ocorrem modificações no corpo, fazendo com que ela se torne um adolescente/adulto. A puberdade varia de idade entre meninos e meninas; em média, nas meninas ela ocorre entre 8-13 anos; já nos meninos, entre 9-14 anos.

Essa fase nas meninas é caracterizada pelo aparecimento do broto mamário e nos meninos, o aumento dos testículos, além do aparecimento dos pelos pubianos. Nas meninas a primeira menstruação, em média, acontece dois anos após o surgimento das mamas.

- Mas, como saber se a entrada da puberdade é precoce ou não?

Geralmente, a puberdade precoce atinge crianças pequenas. A puberdade precoce surge antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos em meninos. Nos tempos atuais, vemos uma maior incidência de puberdade precoce.

Estudos revelaram que uma das hipóteses para a antecipação da puberdade pode estar relacionada com os desreguladores endócrinos, que são substâncias presentes nos agrotóxicos e nos plásticos. O bisfenol A, presente em diversos plásticos e embalagens, teve sua presença proibida pela Anvisa em mamadeiras e outros produtos.

- Há tratamento para a puberdade precoce?

Sim, mas o tratamento depende da causa. É preciso analisar cada caso e assim, verificar o melhor tratamento. Converse com o seu pediatra de confiança sobre isso.

Fonte: https://www.sbp.com.br/especia...

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web