Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Osteoporose pode acontecer na infância?

25/07/2022

Sim, a osteoporose pode acontecer em qualquer idade. A osteoporose do adulto pode já vir da infância por exemplo.

Mas o que é osteoporose?

É uma doença causada pela diminuição da massa óssea (densidade do osso), aumentando a fragilidade do osso e causando maior risco de fraturas. E a falta de cálcio no nosso organismo é a principal causa da doença.

E por que devemos nos preocupar com a saúde dos ossos das crianças e adolescentes?

Como mais de 90% da formação óssea é adquirida nas primeiras duas décadas de vida, com pico entre 20 a 30 anos, é essencial que as crianças e adolescentes tenham esse problema reconhecido precocemente.

As principais causas de osteoporose na criança e adolescente são: Causas Primárias (mais raras), fatores genéticos ou hereditários e causas secundárias, como distúrbios alimentares, doenças intestinais, reumáticas, renais, tireoidianas, diabetes ou uso de medicamentos.

O melhor exame para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea, a radiografia convencional, ou exames de laboratório de sangue, podem ser úteis para o diagnóstico. Tudo vai depender do nível em que a doença se encontra.

Como a osteoporose é uma doença silenciosa e que dificilmente se mostra, devemos ficar atentos aos sinais do corpo e conversar com o pediatra sobre realizar o exame.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web