Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

O USO DA MAMADEIRA

09/10/2014

 

Por que o uso da mamadeira não é indicado?

Especialistas afirmam que a criança que faz uso da mamadeira pode ter problemas de fala, de dentição e até problemas psicológicos. Além disso, a sucção do bico da mamadeira, que é diferente da sucção do peito, pode levar ao desmame precoce. A mamadeira é a substituta da mama materna, por isso o ideal é não utilizar a mamadeira em nenhum momento da vida do bebê. Quando a criança deixa o aleitamento materno, a partir dos seis a nove meses, ela deve ser amamentada com fórmulas prontas, através de copinhos. A mamadeira somente é indicada em casos restritos em que a criança não pode ser amamentada por motivos como morte materna, mães portadoras de HIV, mães que tomam medicamento que as pesquisas científicas contra indicam a amamentação, mães usuárias de drogas ilícitas e crianças ou mães institucionalizadas.


Recomendações

As mamadeiras são utensílios que requerem esterilização, pois podem se contaminar por fungos e bactérias, acarretando doenças.

Jamais se prova a mamadeira colocando o bico na boca. A boca do adulto contém bactérias que causam a cárie dental, que a criança não possui, mas assim acabará contaminada.

As fórmulas prontas não devem ser adulteradas, elas já vêm prontas e na formulação adequada para serem diluídas e oferecidas. Não utilizar açúcar, mel, achocolatados e outros alimentos.

Desaconselha-se o uso de mamadeiras durante a madrugada.

Também não se deve utilizar leite de vaca de caixa ou pacote para alimentar crianças, especialmente se tiverem menos de um ano de idade.

Quanto ao bico da mamadeira, utilizar sempre bico ortodôntico, no tamanho adequado para cada faixa etária. Jamais aumentar o furo existente que vem de fábrica.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de vida da criança e complementada com outros alimentos após este período.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web