Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

MEU BEBÊ PRECISA CUIDAR DOS DENTINHOS DESDE QUE IDADE?

02/03/2020

 

 

Quando devo começar a limpar os dentes do meu bebê?

Comece a limpar a boca do bebê mesmo antes de o primei nascer, assim ele já vai se acostumando. A limpeza pode ser feita com gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada, sem pasta de dente alguma. 

A limpeza da gengiva é uma boa maneira de habituar seu filho a esse ritual e evitar que ele recuse a escovação no futuro. Para que você não se esqueça da limpeza, incorpore o hábito à rotina de cuidados com seu filho à noite, antes de dormir.

Lembre-se de que, enquanto os dentes estão nascendo, as gengivas ficam bastante sensíveis, então limpe-as delicadamente. Não deixe de limpar por medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio.

O primeiro dente do bebê costuma nascer na frente, na gengiva inferior, e geralmente aparece entre o sexto mês e o primeiro ano de vida. O segundo dentinho, em geral, surge depois de duas a três semanas, também na parte inferior. 

Uma criança tem cerca de 20 dentes de leite, e a dentição se completa por volta dos 3 anos de idade. 

Mas vale ressaltar que o corpo de cada criança é único, e há grandes variações no desenvolvimento, mesmo de filho para filho. 

Como devo escovar os dentes do bebê quando eles aparecerem?

No início, muitas mães acham mais fácil limpar os dentes do bebê com gaze ou com um paninho enrolado no dedo. 

Uma dedeira, vendida em farmácias e lojas especializadas, também pode ser uma boa opção, desde que você faça uma boa higiene na peça (ela deve ser esterilizada com a mesma frequência que chupetas e mamadeiras, por exemplo).

Existem também lencinhos especias para essa limpeza, mas eles são dispensáveis. 

Faça a transição para a escova de dentes quando os primeiros dentinhos surgirem. A primeira escova deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena, que permita alcançar facilmente todas as partes da boca. Verifique na embalagem a idade recomendada para o uso. Veja outras orientações:

  • Escove os dentes do bebê duas vezes por dia, de manhã e logo antes da hora de dormir.

  •  
  • Use uma quantidade mínima de pasta com flúor (que apenas "suje" a escova de dentes; como referência pense em algo equivalente a meio grão de ervilha)

  • Faça movimentos de escovação suaves tanto nas paredes internas como nas externas dos dentinhos. Não se esqueça da língua, para não haver acúmulo de bactérias que causam mau hálito. Como a quantidade de creme dental é realmente bem pequena, não há necessidade de enxágue (porém, crie o hábito logo que o bebê conseguir cuspir).

  • Troque a escova assim que as cerdas começarem a se desgastar ou a entortar


Por enquanto, os dentes do bebê têm espaço suficiente entre si para você não precisar se preocupar com fio dental. A maior parte dos dentistas recomenda que o uso do fio comece a partir do momento em que os dentes passarem a encostar uns nos outros. 

Qual a quantidade certa de flúor para bebês?

Segundo os especialistas, ao contrário do que se pregava no passado, uma pequena quantidade de flúor (0,25 mg por dia) é benéfica para o desenvolvimento dos dentes do bebê. O flúor ajuda a prevenir as cáries ao fortalecer o esmalte dos dentes, deixando-os mais resistentes aos ácidos e bactérias prejudiciais que circulam pela boca. 

 


Além do creme dental com flúor (sempre lembrando que é para colocar uma quantidade mínima na escova), a substância também está presente na água distribuída pela rede pública da maior parte do país. Água com flúor acrescentando é conhecida como fluoretada. 

Se você mora em uma cidade onde a água da torneira é fluoretada, seu bebê certamente não vai precisar de suplementos extras com flúor além da pasta de dente. A própria água usada na preparação de alimentos ou fórmula de leite já contém quantidades suficientes de flúor (o que não acontece com a água mineral). 

Observação: Bebês com menos de 6 meses que tomam leite materno não precisam de água, chá ou qualquer outra bebida, já que o leite contém todos os nutrientes e hidratação necessários para o bem-estar da criança. Leia mais sobre quando dar água para seu filho.

Se na região em que você mora a água não for fluoretada, consulte um dentista para saber se seu filho precisa de algum suplemento de flúor. Em geral, os especialistas não recomendam suplementos de flúor para bebês com menos de 6 meses. 

Tenha em mente que, apesar de o flúor ser importante para uma boa dentição, excesso de flúor pode levar a uma condição conhecida como fluorose. 

A fluorose provoca o aparecimento de manchas brancas ou alteração de cor nos dentes permanentes do seu filho, que nem apareceram ainda. É por isso que é importante não exagerar na quantidade de pasta de dente na escova de qualquer criança que ainda não consiga enxaguar bem a boca com água e depois cuspir. 

Quando devo começar a levar meu bebê ao dentista?

Muitos profissionais recomendam que as visitas comecem assim que os primeiros dentinhos nascerem ou até o primeiro aniversário, o que quer que aconteça antes. Uma boa ideia é levar seu filho quando você tiver uma consulta com o dentista, pois assim ele já vai se habituando ao ambiente do consultório. 

Dependendo do nível de risco para cáries que seu filho tiver, o odontopediatra pode pedir que as consultas ocorram com maior ou menor frequência. Entre os fatores de risco para cáries estão histórico familiar e o fato de a mãe ter tido problemas de saúde bucal durante a gravidez. 

Existem outras maneiras de eu cuidar melhor dos dentes do meu filho?

A principal causa das cáries não é a quantidade de açúcar na alimentação, mas sim a frequência com que ele é ingerido ao longo do dia, seja em comidas ou em bebidas. Assim sendo, concentre a ingestão de carboidratos (como pão, macarrão, bolacha), frutas e doces na hora da refeição, e não fique oferecendo mais lanchinhos pouco tempo depois. Siga também as seguintes orientações:

  • Evite oferecer refrigerantes e sucos adoçados, principalmente entre as refeições, na hora de dormir ou durante a noite. A cárie pode ocorrer se a criança passa muito tempo tomando mamadeira. Lembre-se também de que bebidas como sucos, chás e outros, na maioria das vezes vezes contêm outros tipos de açúcar, frutose ou glicose, que são tão prejudiciais aos dentes quanto a sacarose do açúcar comum.

  • Procure oferecer as bebidas em um copinho, inclusive água e leite, a partir dos 6 meses de idade.

  • Ofereça uma alimentação saudável e balanceada para seu filho.



 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web