Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Cuidados com o coto umbilical

07/03/2023

Durante a gestação o cordão umbilical liga o bebê à mãe. Logo após o nascimento, o cordão é pinçado e seccionado pelo obstetra. A seguir, é colocado um "clamp" de plástico que pode ser retirado pelo pediatra quando o coto umbilical estiver bem mumificado. Este coto umbilical requer alguns cuidados até a sua queda definitiva, que costuma ocorrer entre 7 a 15 dias após o nascimento, mas em alguns casos pode acontecer mais tarde.

- Na hora do banho o coto pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro.

- Lave bem as mãos antes de fazer a higiene do coto umbilical. A limpeza deve ser realizada antes da troca da fralda para evitar contaminação.

- O coto umbilical deve ser higienizado utilizando álcool 70%, sempre depois do banho de imersão, mantendo-o limpo, seco e descoberto. Um pequeno sangramento às vezes é normal.

- Após a queda do coto umbilical, continue limpando o umbigo do bebê superficialmente com uma gaze seca

- Não utilize faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região.

- Não deve ser usado nenhum tipo de solução, tipo mercúrio ou mertiolate. Eles podem intoxicar seu bebê.

- Se a região ao redor do coto umbilical se apresentar excessivamente avermelhada, com secreção exagerada ou forte sangramento, procure o pediatra imediatamente.

- Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar uma secreção. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado.

- Pode surgir também uma protuberância na região umbilical conhecida como hérnia umbilical, que não causa maiores problemas e costuma desaparecer com o passar da idade da criança.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web