CUIDADOS COM O BANHO DO BEBÊ
31/10/2014
Normalmente a pele do bebê é ácida, tal acidez protege contra infecções. O uso de alguns produtos pode alterar o PH, tornando a pele mais alcalina e aumentando as chances de infecções. Assim, o banho do recém-nascido deve ser rápido para não remover a camada de gordura da pele. Para lavar recomenda-se utilizar compressa ou esponja apropriada.
É preciso verificar sempre a temperatura da água antes de colocar o bebê no banho. Recomenda-se a água em torno de 36,5⁰ C e a temperatura ambiente em torno de 22⁰ C. Deixe tudo preparado para aquecer o bebê após o banho, já que ele perde calor com muita rapidez.
Separe todo o material necessário, deixe tudo à mão. Escolha um horário em que o bebê não está com fome, muito cansado ou irritadiço.
Inicie a lavagem pelo rosto e pela cabela, depois lave as outras partes do corpo. A pele não deve ser esfregada para evitar lesões.
Use sempre sabonete neutro para não alterar a função da pele.
A maneira de segurar o bebê durante o banho precisa ser confortável para o pequeno, prática para quem banha e segura para que não ocorram acidentes. No caso do recém-nascido recomenda-se passar o braço esquerdo por trás das costas do bebê, segurando o braço, sem colocar muita força, e dando sustentação para a cabeça.
(Imagem: Guia do bebê)
Para lavar a parte de trás use a mão direita para virar o bebê, seu braço esquerdo deverá apoiar o peito e o rosto do bebê. Sua mão esquerda segurará seu bracinho direito.
(Imagem: Guia do bebê)
Nunca deixe o bebê sozinho na hora do banho.
Torne a hora do banho um momento lúdico. Cante, converse e sorria. Aproveite este momento para fortalecer os laços com seu bebê.