BRINCADEIRAS TAMBÉM PODEM INCENTIVAR A LEITURA E ESTIMULAR AS CRIANÇAS
20/03/2020O dia do livro, é comemorado anualmente em três datas diferentes em Abril, confira:
- O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 2 de abril: Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores.
- O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril: Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.
- O Dia Mundial do Livro, ou simplesmente o Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril: Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.
E foi pensando nisso que selecionamos essas dicas de Brincadeiras Dia do Livro, confira:
Brincadeiras Dia do Livro – De que livro é esse filme?
Para fazer essa brincadeira, é preciso encontrar livros que tenham sido adaptados para o cinema ou televisão.
Você e as crianças podem separar uma parte do dia, como a manhã, para assistir a um ou dois filmes. Em seguida, disponibilize alguns livros para as crianças — pelo menos 4 ou 5 — e deixe que elas procurem pelas obras que basearam os filmes assistidos.
Por fim, incentive as crianças a lerem os livros e a comentarem quais foram as principais diferenças observadas entre as histórias escritas e as dos filmes.
Você pode, inclusive, destacar as vantagens de ler uma história em vez de assisti-la, como a possibilidade de usar a imaginação para criar os cenários e a riqueza dos detalhes.
Mímica
Essa é uma brincadeira simples, que não requer muitos materiais. Basta escrever o nome de histórias infantis clássicas — como “Os Três Porquinhos”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Bela Adormecida” — em alguns papéis e, depois, dobrá-los, de modo que os nomes fiquem escondidos.
Em seguida, coloque os papéis em um saquinho e peça para uma das crianças tirar um título. Ela terá que encenar a história sorteada para os coleguinhas. Quem acertar pode ganhar pontos e ser o próximo a fazer a mímica.
Criando um cenário
Para essa atividade, você precisará de folhas de papel em branco, lápis coloridos e, claro, alguns livros.
Faça com que as crianças se sentem em círculo e leia algumas histórias curtas para elas. No fim, peça para que os pequenos escolham a história de que mais gostaram e deixe o livro no centro da roda.
Em seguida, peça para cada criança desenhar a sua parte favorita da história. No fim, cada uma deve mostrar o seu desenho para a turma e as outras crianças devem adivinhar de qual trecho a ilustração se trata.
Quem foi que disse?
Essa é bem divertida, mas é preciso que as crianças já tenham alguns livros preferidos para jogar. Você vai precisar de livrinhos que já são bem conhecidos por eles, caneta, papel e 1 saquinho.
Ela é bem simples de ser jogada. Primeiro, você recorta tiras de papel e distribui entre as crianças. Depois, deixe que elas anotem algumas frases dos livros e, então, dobre os papeizinhos e coloque dentro do saco. Cada criança tira um papel e tem que adivinhar qual personagem disse a frase. Se ela errar na primeira tentativa, ganha uma pista: de qual livro saiu a frase. Se ela errar mais uma vez, tem de pagar um mico, imitando o personagem.
De olho no cenário
Aqui você também precisará de livros conhecidos pelas crianças, papel e lápis de cor. Primeiro, sente as crianças em roda e deixe que os pequenos vejam os livros, leiam trechos ou mesmo o livro inteiro (se não for muito grande). Quando terminarem, eles devem colocar o livro no centro da roda e escolherem um livro ou o trecho de um e desenhar, mas desenhar apenas o ambiente, sem os personagens. Quando todo mundo terminar, é só expor os desenhos e deixar que eles adivinhem que trecho ou livro foi retratado.
E aí, então…
Para essa brincadeira, o livro que você vai precisar é um que as crianças nunca tenham lido. Também vai precisar de caneta e papel. Depois, sente com as crianças, mostre a capa e leia o título e a primeira página do livro. Então é só pedir para que eles continuem a história, seja desenhando, escrevendo, falando, fazendo quadrinhos…
No final é só montar uma roda e expor os trabalhos, ou fazer uma roda de leitura. O bom dessa brincadeira é que crianças de qualquer idade podem participar.
Diário de Férias
Essa é ótima para feriados longos, férias, viagens de fim de semana ou mesmo uma tarde a passeio. Tudo que vai precisar é de livros, papel e caneta. Quando voltar de um passeio ou viagem, sugira a criança que conte como foi o passeio, do ponto de vista de um dos personagens de seu livro preferido. Por exemplo, como Cinderela se sentiu ao passear pela praia? O que Pedrinho achou do zoológico?
Sem falar
Para esta brincadeira, tudo que você vai precisar é papel e caneta. A brincadeira é de mimica e, com a ajuda das crianças escreva nomes de contos famosos no papel e, depois, corte em tirinhas, dobre e coloque em um saquinho. Cada um retira um papelzinho e faz a mimica para que os outros adivinhem que livro é. Quem acertar é o próximo a fazer a mimica.
Mix de Histórias
Para essa brincadeira divertidíssima, tudo que você vai precisa é papel, caneta e um saquinho. Corte o papel em tirinhas e com as crianças, escrevam o nome de diversos personagens famosos, como boneca Emília, Chapeuzinho Vermelho, Homem-Aranha, etc. Então é só dobrar os papéis, colocar no saquinho e formar um círculo. Cada criança tira dois papéis e deve contar uma piada ou uma história curta sobre o que aconteceria se os dois personagens se encontrassem. Uma criança vai ao centro da roda e conta sua história, depois, escolhe um dos personagens que escreveram nos papeizinhos mais cedo e, a criança que tiver tirado esse personagem vai até o centro do circulo para continuar a brincadeira.
Filmes e livros
Essa brincadeira consiste em comparações e análises. Existem diversos filmes que são baseados em livros, então, que tal assistirem a um desses e depois procurarem pelo livro, para poder comparar a história, o ambiente, os personagens? Também vale filmes que as crianças já tenham lido o livro, ou livros de filmes que elas já tenham visto.
Ah, ainda não acabou!
Junte as crianças com livros, papel, lápis e lápis de cor. Nessa brincadeira as crianças podem criar o seu próprio final para o livro. Escolha uma história não muito grande e se revezem lendo até o final. Depois, diga “Ah, mas não acabou! Tudo parecia resolvido quando…” e deixe que os pequenos inventem um novo final.