Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Alimentação do bebê após os 6 meses

17/03/2023

O bebê já completou 6 meses? Então, chegou a hora de oferecer os primeiros alimentos sólidos para ele.

Após os 6 meses de aleitamento exclusivo, acontece o contato inicial do bebê com os alimentos sólidos. A recomendação mais adotada é começar oferecendo uma fruta ao dia, raspada, amassada ou na forma de purê. Após um tempo, organize a rotina do bebê intercalando o leite materno com mais porções de frutas – de duas a três ao longo do dia.

Introduzidas as frutas e sucos naturais, é hora de conhecer outros alimentos, a partir do sexto mês de vida, sempre intercalando com as mamadas. Ofereça alimentos cozidos que são de mais fácil digestão. Sopas ou papas são excelentes opções para a introdução de legumes, verduras e proteínas (carne bovina, peixe, frango ou porco) que são saudáveis e importantíssimas.

Lembre-se que o seu bebê precisa de alimentos frescos e saudáveis. Ele não deve consumir itens processados e industrializados, porque eles costumam conter corantes, conservantes, gordura, sal, açúcar e outros ingredientes que não fazem bem à saúde.

Você deve ter paciência, pois a introdução deve ser feita gradativamente e torna a rotina da família mais trabalhosa. Lembre-se que tudo isso é normal, é apenas uma fase e vai passar.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web