Dr. Mario Celso Schmitt

Home

Orientações valiosas para a saúde do seu filho

Orientações

Criamos este espaço para ajudar você com questões frequentes relacionadas à saúde de seu filho.

Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o pediatra.


Com qual idade e frequência à criança deve ser levada ao pediatra?

É função do pediatra cuidar do desenvolvimento e orientar os pais e cuidadores para que a criança cresça feliz e saudável.

Para os especialistas, o bebê deve ser acompanhado pelo pediatra desde o período pré-natal. é recomendada uma consulta antes do nascimento onde os pais deverão receber orientações sobre a sala de parto, a estadia na maternidade e os testes que deverão ser realizados.

Após o nascimento, o pediatra irá avaliar e orientar sobre o ganho de peso, amamentação, evacuações, calendário de vacinação, introdução de novos alimentos, entre outros temas importantes para o bom desenvolvimento infantil

A sociedade brasileira de pediatria (sbp) recomenda a quantidade de consultas de acordo com a faixa etária, conforme tabela abaixo:

IDADE CONSULTAS
5 dias 1
15 dias 1
30 dias 1
2 a 6 meses 1 vez por mês
8 meses 1
10 meses 1
12 meses 1
1 a 2 anos 1 vez por trimestre
2 aos 6 anos 1 vez por trimestre
6 aos 18 anos 1 vez por trimestre


 

Como é o crescimento normal da criança?

 No primeiro ano de vida as crianças crescem em média 25cm; no segundo, 12cm; no terceiro ano entre 7-8cm e a partir do quarto ano entre 5-7cm ao ano. Antes de entrar em puberdade elas desaceleram um pouco, o que é considerado normal, e na puberdade a velocidade de crescimento pode chegar a 10-12cm ao ano. Após essa fase, o ritmo de crescimento diminui lentamente, até terminar.

Quais testes devem ser realizados no recém-nascido?

Alguns exames devem ser realizados logo após o nascimento, ainda no hospital, com a finalidade de prevenir doenças futuras e diagnosticar doenças que não apresentam sintomas imediatos, mas que comprometem a saúde da criança.

Primeiramente deve ser realizado exame que verifica a respiração, o batimento cardíaco, o tônus, os reflexos e o choro. Trata-se do teste Apgar que deve ser aplicado duas vezes durante os primeiros cinco minutos de vida da criança. Além disso, também devem ser verificadas as medidas como perímetro da cabeça, tórax, comprimento e peso.

Após o primeiro momento, outros testes deverão ser realizados, tais como:

Consulte o pediatra sobre o momento exato para realizar cada um dos testes citados acima.

Qual a área de atuação da Endocrinologia Pediátrica?

Segundo a sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia a endocrinologia pediátrica é a área de atuação da pediatria responsável pela avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança desde o nascimento até o final da adolescência. É preciso ficar atento, pois as alterações hormonais durante esse período podem se manifestar de maneira diferente do que no adulto e trazer resultados negativos para a saúde ou a integridade física de um organismo que está em processo de formação.

Qual a função do odontopediatra e quando deve acontecer a primeira consulta da criança?

A odontopediatria é a especialidade, dentro da odontologia, que cuida de crianças e adolescentes. além disso, eles também são responsáveis pela saúde bucal dos bebês.

Recomenda-se uma consulta logo no nascimento para uma avaliação da cavidade oral do recém-nascido a fim de verificar alguma alteração de arcada, freios, obliteração de glândulas salivares, entre outras coisas. existem exercícios, incluindo a maneira de amamentar, que minimizam desvios existentes. também é o momento de passar aos pais orientações sobre os cuidados com a higiene.

A segunda consulta da criança deve acontecer aos seis meses de vida, quando, em geral, aparecem os primeiros dentinhos. vale ressaltar que o trabalho do odontopediatra deve ser preventivo e lúdico, contribuindo para evitar traumas futuros causados por tratamentos mais graves que, desse modo, poderão ser evitados.

Quando se dá a Baixa Estatura na Infância?

A Baixa Estatura na Infância se dá quando a altura da criança está abaixo da média populacional ou abaixo do alvo estatural que é estimado com base na altura dos pais.

As crianças com baixa estatura confirmada devem ser encaminhadas para um Endocrinologista Pediátrico, que deverá investigar todas as possíveis causas, além de classificar corretamente o que é normal e o que é patológico.