Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

Você sabe a importância do soninho para a criança?

20/11/2019

Nos seus primeiros meses de vida, os bebês costumam passar a maior parte do tempo dormindo, acordando apenas para as necessidades básicas como mamar, troca de fraldas e banho.

Com o passar dos meses os bebês começam a ficar mais tempo acordados, isso costuma acontecer por volta dos 3 meses. E é a partir desse período que você deve começar a estabelecer rotinas, principalmente de sono. Pois as sonecas feitas durante o dia são essenciais para o desenvolvimento mental e motor da criança. As crianças que não tiram essas sonecas, tendem a ficar muito agitadas e irritadas no final do dia, o que atrapalha o sono da noite.

A rotina estabelecida pela casa vai ser de grande ajuda para estimular a criança a tirar essas sonecas durante o dia, caso seu filho fique na creche/escola, verifique se há a “hora do soninho” e peça que a escola estimule esse hábito.

Estimule esse hábito pelo menos até os 3 anos de idade. Alguns estudam comprovam que a falta de sonecas pode provocar alguns distúrbios comportamentais, de aprendizado e emocionais nas crianças.

Veja abaixo, de acordo com pesquisas, a quantidade média de sonecas diária que uma criança precisa.

Idade Horas de sono
1 mês - 6 a 7 horas = 3 a 4 sonecas
3 meses - 5 horas = 3 sonecas
6 meses - 3 a 4 horas = 2 sonecas
9 meses - 3 horas = 2 sonecas
12 meses - 2 a 3 horas = 2 sonecas
18 meses - 2 horas = 1 soneca
2 anos - 1 a 2 horas = 1 soneca
3 anos - 1H30 = 1 soneca

Lembrando que cada criança é diferente, e os números podem variar.

Incentive as sonecas! 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web