Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

RECOMENDAÇÕES PARA UM BERÇO SEGURO

05/03/2015

 

Nos primeiros meses de vida os recém-nascidos passam a maior parte do tempo no berço, que antes de qualquer coisa, deve oferecer segurança para o bebê.

No Brasil, a certificação de berços deve obedecer às normas técnicas da ABNT (NBR 15860) e do Inmetro (NBR 15860-1 e 15860-2).

A seguir as principais recomendações do Departamento Científico de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

1. Colocar o bebê para dormir de barriga para cima.

2. Assegurar-se que a cabeça do bebê esteja descoberta o tempo todo.

3. Não deixar nenhum objeto solto no berço (travesseiro, almofada, protetores, brinquedos de pelúcia, etc.). Eles podem causar risco de sufocação, asfixia e estrangulamento.

4. É perigoso cobrir o bebê, se for necessário usar uma coberta, deve estar na altura do peito para baixo e presa firmemente nas laterais e pé do berço. Pijamas inteiros com pezinhos ou saquinhos de dormir são alternativas mais seguras.

5. O colchão deve ser firme e de tamanho adequado nos quatro lados do berço.

6. O berço nunca deve estar perto ou embaixo da janela, mesmo que tenha grade.

7. Não deixar babá eletrônica nem equipamentos com fio dentro do berço ou próximos ao bebê.

8. Ler e guardar as instruções de montagem do berço para eventuais consultas.

9. Se você escolher um berço com rodas, elas devem ter travas, que devem estar acionadas todo o tempo.

10. O estrado deve ser feito de uma só placa de madeira, e é importante que possa ter altura regulável. A posição mais baixa é a mais segura e deve ser adotada assim que o bebê consiga sentar-se sozinho.

11. O colchão deve ser de espuma e não plastificado. A densidade recomendada para criança pequenas é a D18, plano, duro, não deformável e perfeitamente ajustado ao berço. Vire o colchão pelo menos uma vez por mês e substitua imediatamente se apresentar alguma deformação.

12. As grades devem sempre ser mantidas elevadas. Evite comprar modelo de berço que tenha grades móveis. As grades e as traves devem ser arredondadas e o espaço ideal entre as traves varia entre 4 e 6 cm, e a altura das laterais do berço (medida desde a parte de cima do colchão) deve ter pelo menos 60 centímetros.

13. Se você colocar um móbile para distrair o bebê, prenda firmemente ao berço, numa altura tal que não possa ser alcançado e puxado pelo bebê, principalmente quando ele começa a sentar. Caso contrário, pode servir de apoio para a criança se levantar – com o risco de feri-la ao se quebrar.

14. Nem todo equipamento destinado às crianças, desde o nascimento, oferece a segurança necessária. Assim, ao adquirir qualquer móvel infantil, os pais devem levar em consideração não a beleza e os acessórios, mas sim avaliar sua qualidade e se certificarem que seja seguro.


Fonte: conversandocomopediatra.com.br

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web