Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

PELE DO BEBÊ: CUIDADOS E PROBLEMAS MAIS COMUNS

07/02/2017

Na maioria dos casos, dá para esperar para ligar para o pediatra no dia seguinte e os cuidados podem ser feitos em casa com tranquilidade. Veja como lidar com as doenças de pele mais comuns:

Brotoeja

Nos bebês, as glândulas sudoríparas ainda não estão completamente desenvolvidas. Por isso, principalmente nos dias de muito calor, nas áreas de maior transpiração, como o pescoço, as axilas e as dobrinhas do corpo, podem surgir pequenas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas, que podem causar irritação e coceira.

Como tratar

“Não precisa se apavorar porque esse é um problema comum. O melhor a fazer é dar banhos frequentes com água morna durante o dia e vestir roupas de algodão bem frescas no seu bebê para facilitar a transpiração” afirma o Dr. Mário Celso.

Dá para prevenir?

A prevenção e o tratamento são iguais. Então, nos dias quentes, antes mesmo que as bolinhas vermelhas apareçam, dê vários banhos e coloque roupas bem fresquinhas.

Caspa ou dermatite seborreica

São pequenos flocos brancos e oleosos que surgem no couro cabeludo e outras partes do corpo, como atrás da orelha, por exemplo, nos bebês de até seis meses. Isso acontece porque nessa fase o bebê ainda acumula alguns hormônios da mãe, como a progesterona, que estimula a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Aos poucos, enquanto o hormônio é eliminado, elas tendem a diminuir.

Como tratar

Amoleça as crostinhas com água morna durante o banho ou use óleos naturais próprias para a criança. Se não melhorar com o tempo, mostre ao pediatra na próxima consulta.

Dá para prevenir?

Não.

Hemangioma 

São manchas vermelhas com tamanhos variados causadas pela malformação dos vasos da pele. Podem ser planas ou formar um pequeno relevo. A cor pode ir do rosa-claro ao vinho, e, geralmente, "some" quando se pressiona o dedo sobre ela.

Como tratar

A maioria das manchas é benigna e desaparece durante os primeiros anos. Mas é sempre importante mostrar ao pediatra e, se for necessário, levar o bebê ao dermatologista.

Dá para prevenir?

Não.

Dermatite atópica

Também conhecida como eczema, a dermatite é hereditária. Causa muita coceira e deixa a pele do bebê seca. Em alguns casos, ela pode até rachar e sangrar. As áreas mais afetadas são as mãos, os cotovelos e os joelhos. Em geral, tende a melhorar até a puberdade. Mas até lá, seu bebê vai ter momentos de melhora e piora.

Como tratar

Assim que perceber o problema, leve o bebê ao pediatra. O tratamento é feito, normalmente, à base de corticoides.

Dá para prevenir?

Não, já que é hereditário.

 

Assaduras ou dermatite de contato

Deixar o bebê muito tempo com a fralda suja, higienização inadequada ou quando ele tem uma urina muito ácida provocam aquela vermelhidão entre as dobras da região da genitália e ao redor, característica das assaduras. Em alguns casos, a pele fica inflamada e causa ardência, irritação e coceira.

Como tratar

Não tem jeito melhor do que manter seu filho sempre limpo. Por isso, evite deixá-lo muito tempo com a fralda suja de xixi e cocô. Limpe com água e sabão neutro, que retira também o suor da pele. Se possível, deixe seu bebê sem fralda por alguns minutos antes de colocar uma nova. E use pomadas antiassaduras para prevenir e tratar o problema.

Dá para prevenir?

Assim como a brotoeja, a prevenção e o tratamento são iguais. Então, a dica é deixe seu bebê sempre limpinho!

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web