Dr. Mario Celso Schmitt

Home

OUTUBRO ROSA: PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER DE MAMA, FAÇA O AUTO EXAME

05/10/2017

 

O Outubro Rosa está aí e o Dr. Mário Celso Schmitt, ciente de que essa é maior ferramenta que as mães utilizam para alimentar seus bebês, tem o maior interesse que você cuide bem dos seus seios e esbanje saúde.

No caso do tumor de mama, alguns fatores, chamados prognósticos, estão envolvidos com a maior probabilidade do desenvolvimento desse tipo de câncer, por exemplo: idade acima de 40 anos, primeira gravidez e menopausa tardias, primeira menstruação precoce, ausência de amamentação, antecedente pessoal de câncer e antecedentes familiares de primeiro grau (mãe, irmã e filha) de câncer de mama.

É importante lembrar que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer. Aprenda no que você deve prestar atenção ao se tocar:

O que procurar?

• Caroços (nódulos).

• Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).

• Secreções mamilares existentes.

 

Orientações importantes


• O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).


• O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.


• O autoexame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.

Importante: O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.

Veja como fazer o autoexame:

* O autoexame é feito após sete dias do início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. 

E desfazendo um mito fantasioso que relaciona o uso do sutiã ao câncer de mama: sutiã causa câncer de mama?

Não existe nenhum estudo científico que comprove a relação entre o uso do sutiã e o câncer de mama. Em cerca de 90% dos casos, o câncer é provocado por fatores genéticos herdados ou por substâncias contidas nas células nos tecidos dos órgãos. Além disso, fatores externos também podem levar ao câncer, como o excesso de exposição ao sol, alguns tipos de agentes químicos, o tabagismo, a alimentação inadequada (pobre em fibras e rica em gorduras), o consumo de álcool, a obesidade e o sedentarismo.

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário