Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

ORIENTAÇÕES PARA O TRANSPORTE DE PREMATUROS DE FORMA CORRETA E SEGURA

26/02/2015

Devido à sua imaturidade fisiológica e o baixo peso o transporte de bebês prematuros requer condições especiais.

Os acontecimentos mais frequentes estão relacionados com quedas de saturação e episódios de apnéia ou bradicardia vividas por bebês prematuros quando posicionados semi-inclinados em cadeirinhas para carros. Tais acontecimentos podem gerar eventos cardiorrespiratórios adversos, bem como consequências no desenvolvimento neurológico.

A seguir recomendações para o transporte de bebês prematuros e de baixo peso, de acordo com a Academia Americana de Pediatria

1. Sugere-se que os prematuros sejam observados por um período de 90 a 120 minutos (ou mais, se o tempo para de viagem para casa for maior) em uma cadeirinha de carro antes da alta, ainda na UTI Neonatal. Converse com a equipe do hospital sobre a possibilidade de levar a cadeirinha à UTI e realizar o teste.


2. A cadeirinha dever ter inclinação de aproximadamente 45° (siga as instruções de instalação do fabricante).



Fonte: http://pediatrics.aappublications.org

3. Evite deixar o bebê na cadeirinha por longos períodos, além daquele necessário para o trajeto de carro a ser feito.

4. Utilize as cadeirinhas de segurança para carro somente para andar de carro.

5. Algumas cadeirinhas de segurança vêm com sistemas de apoio (almofadinhas) para a cabeça. Muitos deste sistemas, no entanto, são vendidos separadamente e podem diminuir a segurança da cadeirinha, pois podem deixar folgas entre as tiras e os cintos do equipamento. Somente os produtos que já vêm com a caderinha ou são vendidos pelo mesmo fabricante especificamente para esse fim devem ser utilizados.



Fonte: http://pediatrics.aappublications.org

6. Além do apoio à cabeça, os prematuros podem necessitar mais suporte para ficarem melhor posicionados na cadeirinha. Sugere-se mantinhas enroladas que podem ser colocadas em ambos os lados do bebê para fornecer apoio lateral para a cabeça e tronco.- Recomenda-se que um adulto sente no banco de trás para observar o bebê durante o trajeto para casa.

Importante
Em hipótese alguma deixar um bebê ou criança sozinho dentro do carro.
Lugar de criança é sempre no banco de trás.

 

Qual a caderinha ideal para um bebê prematuro?

O primeiro passo para escolher a cadeirinha de carro corretamente é verificar em qual grupo seu filho se encontra – isso tem a ver, basicamente, com o peso da criança. Com base na avaliação, você saberá qual modelo escolher: assento infantil (bebê-conforto, conchinha, infant seat), assento de segurança ou reversível ou assento elevatório.

Na hora da escolha do modelo deve-se levar em conta a fase de crescimento da criança, conforme tabela divulgada pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria):


Todas as cadeiras certificadas podem ser usadas conforme suas especificações, embora especialistas defendam um tratamento mais cauteloso a recém-nascidos, particularmente os prematuros. Para eles, recomenda-se que o assento seja a versão exclusiva para o Grupo 0 e 0+ e não a conversível.


Fontes:
prematuridade.com
sbp.com.br 
pediatrics.aappublications.org
 

Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web