Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

NEONATOLOGIA: OS PRIMEIROS DIAS DE VIDA DO BEBÊ

17/12/2014

 

Acolhimento
Para sentir-se protegido o bebê precisa ser acolhido. Pegue-o no colo e aproxime-o do seu corpo, apoiando seu pescoço e sua cabeça.

Interação
É importante que você converse, cante, acaricie, embale, abrace e brinque com seu bebê.

Sono
É comum que o bebê durma bastante no início da vida. O berço deve ficar em local tranquilo e arejado e para evitar o risco de um acidente (injúria física !), ele não deve dormir com outra pessoa na cama, nem de barriga para baixo (de bruços), cuide para que a boca e o nariz não fiquem cobertos. Quando necessário prefira agasalhá-lo com mais roupas do que com muitas cobertas.

Peso
O bebê pode perder um pouco de peso nos primeiros dias, mas, por volta do 10º - 15º dia recupera o peso do nascimento.

Banho
Desde os primeiros dias de vida o banho deve ser dado em uma banheira ou bacia, com água morna e sabonete neutro. Verifique sempre a temperatura da água antes de colocá-lo no banho, para evitar queimaduras. Enxugue-o rapidamente, com cuidado, para que ele não sinta frio. Não esqueça de secar bem as dobrinhas e o umbigo.
As roupas, objetos e brinquedos devem ser lavados e bem enxaguados. Deve-se evitar produtos perfumados.

Umbigo
O coto umbilical costuma cair até o fim da segunda semana de vida. Para higienizar a região utilize somente álcool (vol.70). Pus ou vermelhidão ao redor do umbigo podem ser sinal de infecção e devem ser avaliados pelo pediatra. Não use faixas, moedas ou qualquer outra coisa sobre o umbigo.

Pele
A cor amarelada na pele representa icterícia. Há a necessidade de o bebê ser avaliado pelo pediatra quando: ela aparece nas primeiras 24 horas de vida; o tom amarelado torna-se muito intenso; se espalha por todo o corpo, atingindo pernas e braços.

Fezes
As fezes dos primeiros dias costumam ser escuras, depois amarelas, liquidas e às vezes até esverdeadas. Bebê que recebe leite materno tem as fezes líquidas.

Assaduras
Troque as fraldas sempre que estiverem molhadas ou sujas e limpe o bebê com água, sabonete neutro e uma compressa de pano. Enxágue bem. Não use talco, pois pode sufocar o bebê.

Não deixe a criança sozinha:
- sobre o trocador;
- na sua cama;
- no banho;
- em casa ou sob os cuidados de outra criança.


Fonte: Ministério da Saúde (Brasil)

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web