Dr. Mario Celso Schmitt

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LANCHEIRA SAUDÁVEL

06/07/2015

Tudo o que os pais querem é que seus filhos tenham uma alimentação saudável e nutritiva que contribua positivamente para o desenvolvimento de seus filhos. Como não poderia deixar de ser o lanche escolar também deve seguir o conceito “saudável e nutritivo”. Mas nem sempre é fácil e as vezes faltam ideias e informações para tornar o lanche atrativo para a criança e ao mesmo tempo nutritivo. A nutricionista Giselle Minella, da Le Lieu Sucre, Escola de Culinária Infantil, traz algumas dicas e sugestões de receitas para deixar a lancheira do seu filho gostosa e nutritiva ao mesmo tempo.


DICAS

1. Disponibilize tempo para preparar o lanche do seu filho diariamente.

2. Faça um cardápio mensal para garantir qualidade e variedade.

3. Tenha em casa produtos frescos e naturais para composição da lancheira

4. Peça para o seu filho ajudar na preparação do lanche dele.

5. Coloque o tamanho da porção ideal, que ele consome frequentemente.

6. Se o pequeno não ajudar na preparação, fale para ele o que está mandando de lanche e explique a importância nutricional de cada item.


SUGESTÃO DE RECEITINHAS

Sanduíche
Opção 01
Use cortadores de bolacha em formatos infantis para o sanduíche ficar mais atrativo.
Com uma forma de coração, corte duas fatias de pão de milho, uma fatia de queijo minas, uma fatia de peito de perú. Passe requeijão nas duas fatias de pão, coloque os ingredientes do meio e feche o sanduíche.
Faça olhinhos, boca e nariz para deixar o lanche mais atrativo.

Opção 02
Faça um patê utilizando requeijão, queijo cottage e orégano. Se for um pão composto nutricionalmente, como batata, espinafre, aipim, apenas regue com azeite de oliva e orégano. Passe sobre uma fatia de pão, corte em tirinhas (espessura de um dedo) e leve ao forno para torrar. Os pequenos amam estas torradinhas.
 

Sobremesa de morango
Dissolva uma caixinha de gelatina sabor morango em metade da água sugerida na embalagem, coloque no liquidificador com uma caixinha de morangos lavados e um potinho de iogurte natural. Bata todos estes ingredientes até formar um creme homogêneo, coloque em potinhos com tampa e leve à geladeira por 12horas.
 

Chips de Abobrinha
Lave uma abobrinha muito bem e corte em rodelas finas. Coloque as rodelas sobre um papel toalha e cubra as mesmas com outro papel toalha, aperte para que o papel absorva todo o excesso de água. Coloque as rodelas de abobrinha em um prato, tempere com sal e leve ao microondas por 3 minutos e 30 segundos, retire e vire todas elas de lado, leve novamente ao microondas por mais 3 minutos e 30 segundos.
Retire do microondas e leve ao forno elétrico por 20minutos a 80 graus.
Deixe esfriar e armazene em vidro vedado.


SUCOS

A sugestão da Nutricionista é sempre mandar uma fruta "in natura" para substituir o suco e água para matar a sede.

Não é recomendado consumir líquido durante a refeição, ofereça sempre no final, é uma questão de hábito.

Suco industrializado tem muito açúcar, corante, conservante e outros componentes extremamente maléficos, exclua para sempre do seu cardápio.

O suco natural perde grande parte das propriedades nutricionais após 30 minutos de preparo.

Dependendo da fruta que você usar para fazer o suco, a preparação pode fermentar.

Se a criança consumir cinco porções de frutas variadas por dia, ela não precisa beber suco, use água abundantemente para matar a sede.

Dica: deixe sempre água fresca à disposição da criança (junto com os brinquedos, no quarto, no carro ou onde ela estiver), em garrafinhas atrativas e de fácil manuseio.

Os Sucos podem ser um grande aliado na composição da dieta infantil, desde que sejam preparados com ingredientes naturais e frescos, e consumidos no momento do preparo.

Em breve faremos uma postagem falando somente de sucos!

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