Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

25/02/2015

É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação de infecções.

Por que fazer?
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.

Na camada mais superficial da pele pode-se encontrar bactérias Gram-negativas, como enterobactérias (Ex: Escherichia coli), bactérias não fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus que podem ser removidos por ação mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma formulação anti-séptica (Ex: álcool a 70% em gel).

A eficácia da higienização das mãos depende da duração e da técnica empregada.

Antes de iniciar qualquer técnica de higienização retire jóias como anéis, pulseiras, relógio. Sob tais objetos podem se acumular microrganismos.

HIGIENIZAÇÃO SIMPLES DAS MÃOS

Finalidade
Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos.

Duração do procedimento: 40 a 60 segundos.

Como fazer



 


















Fonte



Importante
• No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel-toalha.
• O uso coletivo de toalhas de tecido é contra-indicado, pois estas permanecem úmidas, favorecendo a proliferação bacteriana.
• Deve-se evitar água muito quente ou muito fria na higienização das mãos, a fim de prevenir o ressecamento da pele.
 

HIGIENIZAÇÃO ANTI-SÉPTICA DAS MÃOS

Finalidade
Promover a remoção de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com auxílio de um anti-séptico.

Duração do procedimento: 40 a 60 segundos.

Como fazer
A técnica de higienização anti-séptica é igual àquela utilizada para higienização simples das mãos, substituindo-se o sabão por um anti-séptico. Exemplo: anti-séptico degermante.

 

FRICÇÃO ANTI-SÉPTICA DAS MÃOS
(COM PREPARAÇÕES ALCOÓLICAS)

Finalidade
Reduzir a carga microbiana das mãos (não há remoção de sujidades). A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.

Duração do Procedimento: 20 a 30 segundos.

Como fazer


Fonte

Importante
• Para evitar ressecamento e dermatites, não higienize as mãos com água e sabão imediatamente antes ou depois de usar uma preparação alcoólica.
• Depois de higienizar as mãos com preparação alcoólica, deixe que elas sequem completamente (sem utilização de papel-toalha).

Fonte: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf

Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web