Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

13/11/2014



Elaborado pela Coordenação geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, tem como propósito oferecer a população brasileira informação sobre alimentação saudável para saúde e prevenção de doenças como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer.

O Guia enfatiza que “alimentação é muito mais do que o consumo de nutrientes” e ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

Apresenta informações de como comer, como preparar as refeições, além de sugestões para enfrentar os obstáculos do cotidiano para manter um padrão alimentar saudável, como a falta de tempo, por exemplo.

Orienta que as pessoas optem por refeições caseiras e evitem a alimentação em redes de fast food e produtos prontos que dispensam preparação culinária como sopas de pacote, misturas e pratos prontos, molhos prontos e outros do gênero.

Recomenda o uso moderado de óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar alimentos e o consumo limitado de alimentos processados.

As circunstâncias que envolvem o ato de comer também são abordadas no Guia, aconselhando-se regularidade de horário, ambientes apropriados e, sempre que possível companhia. Recomenda-se desfrutar a alimentação, evitar a refeição assistindo à televisão, falar no celular, ficar em frente ao computador ou atividades profissionais.

Conheça o Guia alimentar para a população brasileira.
 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web