Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

DOENÇA PERIODONTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

02/08/2016


 

 

 

A doença periodontal é, predominantemente, uma infecção. Tal infecção resulta em inflamação grave, sendo essa a segunda maior causa de patologia dentária na população humana de todo o mundo.

Quando o assunto é a saúde bucal da criança, o foco geralmente é a prevenção e/ou tratamento da cárie dentária, por ser esta a patologia mais comum durante a infância. Porém, a doença periodontal merece atenção, uma vez que é comum a presença de gengivite na dentição decídua e mista. Tal situação pode se agravar durante a adolescência, em decorrência das alterações hormonais, do uso de aparelhos ortodônticos e até de mudanças de hábitos.

A doença periodontal está constantemente presente na adolescência. Especificamente nesse período, conforme já mencionado, alguns fatores estão presentes - higiene bucal, dieta, condição sistêmica, hábitos, má-oclusão e microbiota – e dependendo da intensidade irão contribuir para que o jovem apresente ou não a doença, assim como o seu grau de severidade.

A atuação do odontopediatra na educação e prevenção é muito importante. , não descartando o tratamento clínico quando o problema já estiver instalado.

Na infância, quando os cuidados para controle do biofilme normalmente são de responsabilidade dos pais ou responsáveis, é importante a educação e motivação para que a higienização seja feita de forma adequada sempre visando a saúde bucal na vida adulta.

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web