Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

COMO RETIRAR AS FRALDAS

09/10/2014


Por Mario Celso Schmitt

A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza que a retirada das fraldas não deve acontecer antes dos 18 meses de idade, porque é a partir de um ano e meio que a criança terá a capacidade dos controles esfincterianos visceral e anal, ou seja, poderá controlar voluntariamente a eliminação de fezes e urina. Trata-se de um reflexo e depende da maturidade do sistema neurológico da criança. Então, ela precisa estar pronta, do ponto de vista do seu desenvolvimento para entender o fazer “cocô” e “xixi”. Além das habilidades infantis, a retirada das fraldas exige muita paciência e disponibilidade de tempo dos pais.

Contudo, a idade de um ano e meio é apenas um parâmetro, cada criança tem seu ritmo e maturidade, uma é diferente da outra. As meninas, por exemplo, conseguem retirar as fraldas antes do que os meninos.

A retirada das fraldas é um marco no desenvolvimento infantil e deve ocorrer de modo muito natural, sem pressa, sem ameaças, sem chantagens e promessas.

Os pais quase sempre desconhecem que uma criança pode usar fraldas até os três anos de idade. À noite a criança poderá usar fraldas até os cinco anos de idade. Tudo isso é normal e deve ser entendido como natural.

Informação, paciência e elogios são as palavras-chaves. Saber, inclusive, que o mais fácil de treinar é a evacuação intestinal (o cocô), pois, normalmente ocorre uma vez por dia na criança maior e quase sempre depois de uma refeição maior (almoço, jantar). Por ser mais ou menos previsível o treinamento se torna facilitado.

Com ternura, afeto e uma dose certa de firmeza e autoridade os pais conseguirão os resultados almejados. É preciso lembrar que a criança que está entre os três e cinco anos tem necessidade de sentir-se segura e amparada por atitudes firmes e coerentes dos pais. O "sim" e o "não" devidamente explicados e carinhosamente postos moldam o comportamento e o caráter. Trata-se de tarefa dos pais.
 

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web