Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

COMO HIGIENIZAR A BOCA DO BEBÊ

23/01/2015



Engana-se quem pensa que a higiene bucal inicia com o nascimento dos primeiros dentinhos, a boquinha do bebê pode ser limpa desde o nascimento. Assim, além de prevenir cáries quando tiver os dentes, a criança se acostuma com a intervenção na boca e com hábitos orais corretos.

Se você está se perguntando como fazer a limpeza, não se preocupe, nós vamos explicar melhor. Na verdade existe uma forma de fazer a limpeza para cada fase da vida.

COMO HIGIENIZAR

Antes de nascerem os primeiros dentinhos a limpeza da boca deve ser feita com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua, uma vez ao dia somente.

Logo que os dentinhos nascem, a gaze ou fralda é substituída por escovas apropriadas. O fio dental também é recomendado quando surgem os primeiros dentes.
O creme dental só deve ser usado com a orientação do odontopediatra, que indicará quanto e qual creme usar. É importante salientar que para os pequenos não pode conter flúor, pois a criança ainda não está suficientemente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanentes.

CÁRIE DE ACOMETIMENTO PRECOCE

A cárie de acometimento precoce é provocada principalmente pela alimentação noturna, seja ela com leite materno ou não.

A saliva tem uma ação protetora dos dentes e ajuda a manter a boca limpa, mas durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo a rápida instalação da cárie.

A cárie de acometimento precoce provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo. Ela provoca mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de deixar uma estética feia. Uma manchinha branca, opaca nos dentinhos é o início da cárie. Leve seu filho imediatamente ao odontopediatra se observar o aparecimento da mesma.

ORIENTAÇÕES

O uso excessivo de açúcares na alimentação da criança e o hábito de adoçar a chupeta para acalmar o bebê contribuem para o aparecimento de cáries.

A cárie é uma doença infecciosa, ou seja, passa de pessoa para pessoa. Assim, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode passar para a criança.

A boa higienização oral desde bebê é um bom começo para uma dentição saudável no futuro.
A alimentação noturna deve ser retirada tão logo surjam os primeiros dentinhos para evitar a cárie de acometimento precoce.

Caso a criança se alimente à noite, deve-se fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo.

Leve a criança ao odontopediatra a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web