Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ ATÉ 1 ANO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

28/02/2018

O bebê já completou 6 meses? Oba! Hora de oferecer os primeiros alimentos sólidos para ele. Para garantir que seu filho comece a vida com uma dieta adequada, equilibrada e saudável, confira, a seguir, as dicas de especialistas.

 

Espere

 

Se familiares e amigos insistirem para você oferecer papinhas ao seu filho antes do 6º mês de vida, diga não. O único alimento que ele precisa nessa fase é o leite materno, que é riquíssimo e completo.

 

Frutas para começar

 

Após os 6 meses de aleitamento exclusivo no peito, acontece o contato inicial do bebê com os alimentos sólidos. A recomendação mais adotada é começar oferecendo uma fruta ao dia, raspada, amassada ou na forma de purê. Vale manga, laranja, melão, melancia, caqui, cereja... Evite apenas as que têm muitas sementinhas, como kiwi, morango, pitaia e figo, porque elas são de difícil digestão nessa fase e podem causar alergia alimentar. Após um tempo, organize a rotina do bebê intercalando o leite materno com mais porções de frutas – de duas a três ao longo do dia.

 

Comidinha

 

Introduzidas as frutas, é hora de conhecer os salgados, ainda no sexto mês de vida, sempre intercalando com as mamadas. Ofereça alimentos cozidos (que são de mais fácil digestão) e amasse com um garfo. Legumes, verduras e proteínas (carne bovina, peixe, frango ou porco) são saudáveis e importantíssimas. No 7º mês, a comida já deve ter pedacinhos que a criança consiga “mastigar”. A consistência deve mudar gradativamente ao longo dos meses seguintes, de modo que, com 12 meses de vida, esteja próximo ao consumido pelo restante da família.

 

Tudo natural

 

Lembre-se que o seu bebê precisa de alimentos frescos e saudáveis. Ele não deve consumir itens processados e industrializados, porque eles são cheios de corantes, conservantes, gordura, sal, açúcar e outros ingredientes que não fazem bem à saúde.

 

Muita calma

 

A introdução deve ser feita gradativamente e com muita paciência. Por mais trabalhoso que seja (a criança pode recusar alimentos, chorar, fazer cara feia ou sujar toda a cozinha), lembre-se que tudo isso é normal. É apenas uma fase e vai passar.

 

BLW

 

Você pode oferecer os alimentos ao seu filho da forma tradicional, em uma colher pequena, ou adotar o método BLW (Baby-led Weaning), no qual o bebê leva sozinho os alimentos à boca. Entre as orientações básicas do BLW estão: oferecer os alimentos preferencialmente in natura em vez de preparar papinhas, optar por alimentos variados, sempre colocar a criança sentada e interagir com ela na hora das refeições.

 

Temperado

 

Uma carta na manga que ajuda na aceitação dos alimentos é o uso moderado de temperos é o como alho, cebola, azeite, salsinha e cebolinha. Eles realçam o sabor e são saudáveis para a criança.

 

Sem sal e açúcar

 

Ao longo do primeiro ano de vida, a criança não precisa de sal e açúcar. Portanto, nem pense em adoçar as frutas ou acrescentar sal ou temperos prontos na comidinha de seu filho. Esses ingredientes mascaram o sabor real dos alimentos e ainda podem ser prejudiciais para a saúde a longo prazo, contribuindo com a obesidade e hipertensão.

 

Nada disso

 

Fast-food, doces, refrigerantes e produtos industrializados não devem ser oferecidos por conter muita gordura e açúcar, que contribuem com o sobrepeso infantil. Além deles, outro item que não pode estar na dieta do bebê no primeiro ano de vida é o mel (que traz o risco de botulismo, doença que atinge nervos e músculos e pode ate matar.

 

Sem suco

 

Até pouco tempo, os sucos naturais eram oferecidos normalmente aos bebês. Atualmente, porém, eles têm sido evitados pelos pediatras e nutricionistas durante o primeiro ano de vida. Isso porque, ao fazer um suco, as fibras das frutas são perdidas e o consumo exagerado do líquido pode hipersolicitar o pâncreas infantil, aumentando os índices de açúcar no sangue, e o consumo de calorias “vazias”. O ideal, segundo os especialistas, é oferecer água e frutas separadamente.

 

Fontes: Revista Crescer.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web