Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

ALERTA: BRINQUEDOS QUE PODEM PROVOCAR DOENÇAS EM BEBÊS E CRIANÇAS

21/06/2017

 

O banho é um momento muito especial na vida dos bebês, principalmente quando eles começam a brincar e interagir ativamente.

As mamães adoram compartilhar desse momento tão vincular, colocando vários brinquedinhos macios para serem explorados e fazer dessa hora uma grande diversão. Porém, o que não se imagina é que esses brinquedos armazenam um pouco de água dentro deles, e acabam se tornando uma fonte de fungos e bactérias perigosas, que podem agravar quadros de alergias respiratórias, diarréia, febre e dermatite.

Quais os perigos?

Os bebês conhecem o mundo através do contato oral, por isso eles levam tudo a boca. O perigo está justamente nessa característica, ao levar estes brinquedos a boca podem ingerir a água acumulada ao longo do uso e que se tornou contaminada, já que foi armazenada indevidamente dentro. A maioria desses brinquedos são feitos em material de cor sólida, o que dificulta perceber qual o estado do seu interior.

A água contaminada pelo acúmulo de resíduos do banho (restos de comidinhas, sabonete, xixi, baba, etc), rapidamente se transforma em uma aglomeração de fungos e bactérias que pode prejudicar aunfa mais a sensibilidade de crianças propensas à alergias respiratórias e desencadear crises de asma, rinite, febre, e até mesmo uma dermatite e diarréias.

Como e com que frequência devemos limpar esses brinquedos?

Após o banho dos pequenos é preciso retirar todos da banheira e apertar para sair o excesso água, enxugar e deixar em ar livre. Lavar quinzenalmente com água corrente e sabão neutro. Se você notar que a água de dentro sai suja, melhor fazer como eu e jogar fora. Eu particularmente acho muito trabalhoso lavar e tentar retirar o excesso de água que entra nesses bichinhos em todo banho, então, pesquisando no dr Google achei uma dica em um site americano que ensina tampar o fundo com cola quente. Funciona, mas devemos tomar muito cuidado, pois se o bebê conseguir arrancar a cola com a boca pode se engasgar. É preciso colocar a cola de dentro para fora. Lembre-se que a banheira deve ser limpa semanalmente.

 

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web