Dr. Mario Celso Schmitt - Pediatra Blumenau - Pediatria

Home

A importância da rotina para crianças

18/01/2020

Criar uma rotina para a criança é sem dúvida essencial. Porém essa tarefa nem sempre é tão fácil para os pais.

A rotina traz muitos benefícios para a criança, pois organiza a estrutura psíquica e física que está em desenvolvimento. É através da rotina que a criança se adapta as tarefas e se antecipa quanto ao que vai acontecer. Além de transmitir segurança para a criança, ela também traz benefícios aos pais, que mantem uma organização antecipada.

Estabelecer uma rotina para a criança é fundamental para o desenvolvimento em várias fases da vida.

  • A rotina contribui para que a criança comece a entender fatores externos, e passe a conviver com a família e a comunidade, fortalecendo a autonomia;
  • Além de implicar regras, ela estabelece limites, gerando frustações, sentimentos esses que precisam ser trabalhadas desde cedo com a criança;
  • Ensina ao longo do desenvolvimento como agir em determinadas situações;
  • Traz segurança;
  • Beneficia na qualidade de vida, agindo diretamente no aprendizado, alimentação, higiene, brincadeiras e sono.

Procure sempre mostrar a importância da rotina ao seu filho, use o máximo de materiais para ilustrar e deixar bem claro para a criança o cotidiano a ser seguido. Faça uso de calendários para que a criança interaja no decorrer do dia, assim ela mesma vai percebendo as situações e sua importância na rotina familiar.

Regras são essenciais para todos e a rotina é referência na vida de crianças e adolescentes. Trazendo muitos benefícios a longo prazo, organizando e equilibrando suas vidas.

Galeria de Imagens
Compartilhar
Faça um Comentário
Ícone Natela Natela - Soluções Web