Dr. Mario Celso Schmitt

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10 DICAS PARA TER UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL E FELIZ


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16/02/2017

1) Saiba quando serão suas consultas pré-natais

Essa é a prioridade máxima durante a gestação. Acompanhar o desenvolvimento do bebê é essencial para identificar algum problema que possa  surgir durante a sua formação. Caso seja identificado, quanto mais cedo atitudes forem tomadas, melhor será as chances de cura ou a garantia do bem-estar do seu filho.

2) Saiba quando serão os exames de ultrassom

Assim como os exames pré-natais, o ultrassom também serve para que sua médica pediatra possa acompanhar o desenvolvimento do bebê. Também é uma etapa simbólica para os pais, pois também será a primeira vez que eles poderão ver a imagem da criança. O exame também ajuda a descartar possibilidades de complicações na gravidez, tais como o aborto espontâneo. É através do ultrassom que também é possível ver se há mais de um bebê.

3) Coma bem

Uma dieta saudável e equilibrada vai garantir todos os nutrientes que você e seu bebê necessitam. Concentre-se em comer bastante carboidratos ricos em amido, frutas e legumes, proteínas, leite e alimentos lácteos, e quantidades reduzidas de gorduras e açúcares. Embora haja o mito de comer por dois, isso quase nunca é verdade. Nos primeiros seis meses a futura mamãe não precisa ingerir nenhuma quantidade extra de calorias. Após esse período, é recomendado a ingestão de 200 calorias extras por dia para os três últimos meses de gravidez.

4) Beba muita água

É importante manter-se bem hidratada durante a gravidez. Você precisa beber oito copos de água todos os dias, o que dá mais ou menos um litro e meio. Para garantir isso, leve uma garrafa de água com você e beba regularmente. Se você não gosta de beber água pura, tente adicionar uma fatia de limão ou um pouco de suco. Além de ajudar a evitar a desidratação, a água ajuda a transportar nutrientes através de seu sangue para seu bebê. Beber água também ajuda a prevenir infecções do trato urinário e constipação, ambos comuns durante a gravidez.

5) Se você fuma, pare!

Se você fuma durante a gravidez, além dos perigos óbvios para a sua saúde, você corre o risco de dar à luz a um bebê de baixo peso. Há também evidências de que o tabagismo aumenta o risco de aborto e de problemas cardíacos e respiratórios na mãe e no bebê.

6) Faça exercícios leves

Exercícios leves e regulares podem ajudá-la a preparar o corpo para as exigências físicas da gestação. Além disso, pode se tornar um momento agradável com você mesma.

7) Gaste tempo com amigos e família

Conte com o apoio de seus amigos e familiares nos momentos difíceis que podem surgir durante a gravidez, pois o período exige tanto preparo físico como mental e emocional. É importante poder contar com pessoas próximas e confiáveis para dividir um pouco da ansiedade.

 8) Durma para o lado esquerdo

Dormir do lado é bom para o bebê, uma vez que ajuda o fluxo sanguíneo e os nutrientes a chegarem até placenta. A posição também ajuda os rins a eliminar os resíduos de seu corpo. É comum o desconforto de certas posições, principalmente no final da gestação. Se você estiver encontrando dificuldade para adormecer, tente investir em algumas almofadas de boa qualidade para servirem de apoio. 

9) Reduza o consumo de cafeína

O café, o chá e os refrigerantes à base de cola e guaraná são estimulantes. Algumas pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso. A quantidade máxima aceitável é de quatro cafezinhos por dia (ou seis xícaras de chá), mas o melhor mesmo é reduzir o consumo. 

10) Conheça outras futuras mamães

Se você tiver a oportunidade de conhecer outras gestantes, principalmente se elas estiverem no mesmo estágio que o seu, não perca a oportunidade de trocar experiências e conversar sobre aquilo que só vocês entendem. É uma ótima oportunidade para fazer novas amigas e compartilhar suas experiências.

 

 

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